Formação de astrólogo requer mais de 200 horas de curso 

Compartilhe esta notícia:

Profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e está no Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) como cosmoanalista.

Quem acompanha o horóscopo diário em sites de astrologia ou em jornais talvez não imagine que, por trás de todas as informações disponíveis ali, há muito estudo. A astrologia é uma prática capaz de fornecer noções sobre diferentes aspectos da vida e, para isso, requer o conhecimento necessário acerca dos astros e seu posicionamento no céu. 

Além de estar se consolidando como ferramenta de autoconhecimento, a prática também vem chamando a atenção no mercado de trabalho. Isso porque, nos últimos anos, houve um aumento de interesse pelos doze signos do zodíaco. Os astrólogos são os profissionais preparados para interpretar e traduzir o que os astros dizem nesse contexto.

Para seguir carreira na área, é preciso mais do que interesse e conhecimento sobre signos, planetas e ascendentes. Além de investir em um curso de astrologia, a pessoa deve estar disposta a aprender sobre história e astronomia. 

O que é necessário para ser um astrólogo

Gostar de astrologia ou ter curiosidade sobre o assunto é o principal motivo que leva muitas pessoas a buscar mais sobre a profissão. Além das afeições pelo tema, para atuar na área deve-se procurar por capacitação profissional.

Para ser reconhecido como astrólogo pelo Ministério da Educação (MEC), o profissional precisa comprovar entre 200 a 400 horas de estudos na área e ter o ensino médio completo. 

A grade curricular pode variar de acordo com a instituição. No entanto, em boa parte das aulas se estuda sobre a história astrológica, astronomia e até mesmo cálculo. 

Atualmente, os estudantes podem recorrer a escolas físicas e portais que oferecem cursos pela internet. A escolha fica a critério do aluno, mas a orientação é optar por instituições e sites renomados no país. A profissional Cláudia Lisboa, um dos importantes nomes da astrologia no país, é um exemplo de profissional que fornece aulas totalmente on-line aos interessados pela área. 

Foto: Reprodução/Freepik

Especialização incrementa o currículo 

Ao fim do curso básico, o profissional pode buscar por especializações dentro da área para potencializar o currículo e atuar com temas de mais interesse. Para os que gostam de lidar com localização geográfica, por exemplo, a astrocartografia é uma opção válida de especialização. Há também cursos voltados para a astrologia vocacional, que procura auxiliar quem deseja se encontrar profissionalmente, e a astrologia médica, focada em entender como os astros influenciam na saúde. 

Como o astrólogo atua

O astrólogo é responsável por auxiliar uma pessoa a entender mais sobre si mesma, ou seja, desempenha um papel fundamental na jornada de autoconhecimento de terceiros. Por esse motivo, espera-se que esse profissional tenha boa oratória e, principalmente, seja empático.

No dia a dia, o astrólogo pode disponibilizar um mapa astral on-line, realizar leituras sobre o documento, interpretar trânsitos astrológicos e fornecer orientações sobre diferentes questões, como emprego, relacionamentos, finanças e saúde. 

Cabe ressaltar que a profissão de astrólogo é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e está no Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) como cosmoanalista.

Na maioria das vezes, o profissional é autônomo, mas também pode ocupar cargos dentro de empresas e instituições. Grande parte dos astrólogos que trabalham por conta própria domina também noções sobre marketing digital e mídias sociais, utilizando o conhecimento nessas áreas como estratégia para alcançar mais clientes na internet.

Compartilhe esta notícia: